Funções
Arquivísticas
Fonte 1
Art. 3 da
lei 8159/91: Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e
operações técnicas referentes à sua PRODUÇÃO, TRAMITAÇÃO, USO, AVALIAÇÃO e
ARQUIVAMENTO em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou
recolhimento para guarda permanente.
Fonte 2
“Arquivologia
é a disciplina que estuda as funções do arquivo e os princípios e técnicas a
serem observados na PRODUÇÃO, ORGANIZAÇÃO, GUARDA, PRESERVAÇÃO e UTILIZAÇÃO dos
arquivos” (Dicionário arquivístico - 2004).
Fonte 3
“A
arquivologia esta ligada diretamente as funções de: PRODUÇÃO, AVALIAÇÃO,
AQUISIÇÃO, CONSERVAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, DESCRIÇÃO e DIFUSÃO dos documentos
arquivísticos” (Rousseau & Couture, p.265, 1998);
Definição
dos principais conceitos
PRODUÇÃO – processo no qual surge o documento arquivistico
dentro da instituição, sendo uma preocupação da ciência da arquivísticas, uma
vez que deve se evitar ao máximo a produção desnecessária de documentos;
TRAMITAÇÃO – Processo no qual o documento é movimentado para
que este consiga produzir os seus efeitos;
AVALIAÇÃO – Processo desenvolvido que análise as informações
presentes no documento;
DESCRIÇÃO – Processo desenvolvido que análise as informações
presentes no documento e o descreve;
CLASSIFICAÇÃO – Processo em que o documento é encaixado
dentro de uma das classes presentes no código de classificação da instituição,
por possuir metadados semelhantes;
ORGANIZAÇÃO – Processo onde se ordena os documentos já
avaliados e classificados dentro de um sistema pré estabelecido de organização
do acervo;
AQUISIÇÃO – forma que se da a entrada de documentos sob custódia de uma
entidade, sendo possível uma custódia: temporária, sem a cessão da propriedade,
comodato, compra, custódia, dação, depósito, doação, empréstimo, legado, permuta,
recolhimento, reintegração ou transferência. Ver também registro de
entrada de documentos.
USO – Circulação da informação;
UTILIZAÇÃO – processo em que os usuários autorizados lançam
mão do documento e utilizam a informação contida neste.
DIFUSÃO – Fornecimento e difusão de informações através de canais formais
de comunicação.
ARQUIVAMENTO – Seqüência de operações que determina a
disposição dos documentos de um arquivo;
GUARDA – processo de custodiar uma documentação;
PRESERVAÇÃO – evitar que processos de degradação tenham
início;
CONSERVAÇÃO – processo de lidar com os processos de
degradação de forma a diminuir ao máximo ou impedir que este se alastre;
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