segunda-feira, 29 de abril de 2013

Atividade ''focinho de porco não é tomada'' Parte 1



Reino Unido exibe passaporte falso em que Hitler aparece como judeu

Publicado em 08/12/2011
Fonte Revista Shalom







O Arquivo Nacional do Reino Unido está exibindo um passaporte de Adolf Hitler, da época da II Guerra Mundial, em que o Fuhrer é descrito como “Judeu” e possuidor de um “bigodinho”, com visto para entrada na Palestina. Apesar de falso, o documento é idêntico a um original da época, e foi feito por forças especiais britânicas para demonstrar a capacidade de falsificação de seus especialistas – além de ridicularizar Hitler. Na década de 1940, as forças britânicas costumavam libertar falsificadores e contratá-los para trabalhar para o serviço secreto, produzindo passaportes falsos, permissões de viagem e autorizações de trabalho. O senso de humor da falsificação fica clara com o “J” vermelho, que distinguia judeus nos passaportes alemães, e com a permissão para adentrar o território palestino – à época controlado pelo Reino Unido. No documento, a ocupação do Fuhrer é “pintor”, e nas características que o distinguem aparece listado o “bigodinho”.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Comentário do Grupo Odisseia

    Falsificações ficaram cada vez mais sofisticadas com o tempo. Em tempos medievais os elementos externos eram os mais analisados para determinar a veracidade do documento, escrita e linguagem tinham papel fundamental, mas com a invenção da imprensa esse tipo de verificação perdeu a força, voltando recentemente com tecnologias digitais, que analisam vário elementos da escrita impressa. Fica claro nesse documento, uma espécie de “piada” por parte dos ingleses, que os elementos externos foram muito bem feitos, mas a falsificação, propositalmente, é percebida através de elementos internos dos documentos. O texto é debochado, faz com que o Führer perca toda sua credibilidade, já que o “transformaram” em judeu e além de tudo zombaram de sua aparência.

    ResponderExcluir
  3. Comentário feito pelo GRUPO (Parte 2 - Focinho de Porco não é Tomada), link: http://odisseiadiplomatica.blogspot.com.br/2013/04/focinho-de-porco-nao-e-tomada.html

    ResponderExcluir